Av. Um Leste, 185 - Centro Administrativo, Teutônia
51 3762 1146 / 51 99880 1857/ 51 99880 1890

PROJETO ARBORIZA TEUTÔNIA

PROJETO ARBORIZA TEUTÔNIA

O projeto Arboriza Teutônia tem por meta o plantio de árvores na área urbana do município.

Foi idealizado em conjunto pela Associação Pró Desenvolvimento de Languiru, Comitê de Governança de Teutônia, Prefeitura Municipal de Teutônia, Certel, com apoio da CIC Teutônia, representantes da sociedade civil, Biólogos, Lions e Léo Clube, Rotary e Rotaract.

Teutônia é uma das cidades mais quentes do estado e já há vários anos associados da associação e munícipes sugeriam a arborização urbana com o objetivo de reduzir o calor especialmente no verão. Temos muitas árvores nos morros em volta, mas a cidade tem muito concreto e asfalto o que a torna muito quente.

O objetivo é reduzir o calor através da sombra das árvores e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O plantio será feito nas calçadas junto ao meio fio, em praças, do lado de dentro dos terrenos em locais com calçadas estreitas.

Crédito foto: Edson Luís Schaeffer.
Participando do plantio o presidente da APDL Gerson Redecker.

Entre as espécies estão o Bordò-Japones (Acer), Chal-chal, Escova de garrafa, Ipê-amarelo, Ipê-branco, Jacarandá mimoso, Pata de vara, Páu-ferro, Quaresmeira, Sibipiruna.

Para a escolha das espécies também foi considerado o aspecto estético, para que a cidade possa ter um visual mais bonito também.

Junto às plantas será fixada uma chapa com o nome e um QRCode. Este link levará então ao site da Arborização com as informações de cada planta e sobre o projeto.

http://www.teutonia.rs.gov.br/arboriza-teutonia

Até 21 de setembro, dia da árvore, o plantio do lote inicial de 147 mudas deve estar pronto.
A partir daí os munícipes poderão se dirigir até a sala 14 do Centro Administrativo, retirar o requerimento padrão, fazer o preenchimento e coletar as assinaturas dos interessados em ter árvores em frente as suas casas. Em seguida fazer o protocolo na Sala 14.
Seguirá então para a área de engenharia que fará a avaliação de viabilidade, a planta baixa e a definição das espécies possíveis e adequadas naquele local.
O processo é necessário pois envolve a localização das redes de água, canos pluviais, canos de esgoto, e a rede elétrica.
O plantio será feito por equipe da prefeitura, pois envolve a colocação de tubos de 50 cm para a condução das raízes. As mudas serão obtidas através de doações e produzidas em parceria com a Certel.

O projeto é importante para reduzir o calor, melhorar a qualidade do ar, tornar o visual mais bonito, trazer uma sensação mais agradável às pessoas que vivem na cidade.
O benefício é a melhora na qualidade de vida por viver num ambiente menos quente, com ar mais puro, com visual bonito, causando sensação de bem às pessoas.

ESPÉCIES

ACER; IPÊ BRANCO; IPÊ AMARELO; PAU-FERRO; SIBIPIRUNA; JACARANDÁ MIMOSO; QUARESMEIRA; CHAL CHAL; PATA DE VACA; ESCOVA-DE-GARRAFA

TOTAL = 147 mudas

QR CODE

HOTSITE DO PROJETO

http://www.teutonia.rs.gov.br/arboriza-teutonia

Nenhum comentário

Adicione seu comentário